Pesquisar

Nova Mesa Diretora da Câmara de São Sebastião do Umbuzeiro enfrenta turbulência a dias do fim do ano legislativo

A nove dias do encerramento do ano legislativo de 2025, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro acumula episódios, no mínimo, controversos e que já despertam atenção além dos limites do município.

A própria composição da Mesa foi marcada por dissidências internas, com vereadores que, até então, defendiam publicamente uma linha política e ideológica distinta, optando por romper com seus discursos anteriores para garantir espaços na direção da Casa Legislativa. A mudança de posicionamento gerou questionamentos e abriu margem para críticas quanto à coerência política e institucional.

Desde então, situações consideradas preocupantes passaram a se suceder. Um dos episódios mais comentados foi a leitura equivocada de um termo fundamental do campo jurídico e legislativo, substituído por uma palavra inadequada, o que acabou gerando repercussão negativa e até memes de alcance nacional, expondo o Legislativo municipal ao constrangimento público.

O cenário se agrava com a paralisação dos trabalhos da Câmara em um momento decisivo. Até o momento, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece a destinação dos recursos públicos para o exercício de 2026, ainda não foi apreciada e votada. A ausência dessa deliberação lança um clima de insegurança sobre o início do próximo ano, podendo comprometer a continuidade de serviços, ações administrativas e investimentos essenciais para a população a partir de janeiro.

As últimas informações apuradas indicam que o imbróglio envolvendo a suspensão dos trabalhos legislativos, considerada arbitrária, teria ocorrido em razão de um pedido de decreto de suplementação de dotação orçamentária encaminhado na tarde da sexta-feira (12). O referido decreto ainda não havia sido elaborado pelo Poder Executivo naquele momento.

Após análise da assessoria técnica da gestão municipal, o decreto foi devidamente elaborado nesta segunda-feira (22), afastando o argumento que vinha sendo utilizado para justificar a paralisação das atividades da Câmara Municipal, e prejudicando a população do município.

BLOG DO ALISSON NASCIMENTO

Com informações de Fábio Brito

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...