As intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o final de abril resultaram em 147 mortes, conforme boletim da Defesa Civil divulgado às 9h desta segunda-feira (13). O levantamento indica ainda 806 feridos e 127 pessoas desaparecidas.
Em função da gravidade da situação, o presidente Lula adiou sua viagem ao Chile. O número de pessoas obrigadas a deixar suas casas ultrapassa 600 mil, com várias cidades submersas há mais de dez dias.
O lago Guaíba, um dos mais afetados, viu seu nível subir nas últimas horas. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, a medição mais recente, feita às 8h, registrou o nível em 4,80 m — significativamente acima da cota de inundação de 3 m.
Frente Fria e Queda Acentuada da Temperatura são Esperadas no Estado
Mais de 76 mil pessoas e 10,8 mil animais foram evacuados de áreas inundadas e de risco. O esforço de resgate conta com a ajuda de militares de outros estados e voluntários, utilizando barcos, helicópteros e motos aquáticas.
Embora a previsão da MetSul indique uma pausa nas chuvas no início desta semana, a expectativa é de uma queda acentuada nas temperaturas. Esse cenário preocupante, pois mais de 80 mil pessoas estão em abrigos temporários.
Blog do Alisson Nascimento





