Romero tem apresentado projetos de Lei que visam a proteção de mulheres, sobretudo em situação de violência doméstica e em casos de assédio nas redes sociais. Um dos projetos propõe que o atendimento a mulheres de vítimas de violência doméstica e familiar, seja realizado por outros profissionais do sexo feminino. O projeto já foi aprovado na Câmara e agora segue para o Senado.
“Muitas das vezes esse atendimento pericial é realizado por profissionais do sexo masculino, o que pode gerar constrangimento e desconforto às mulheres. Algumas vítimas relatam que o atendimento feito por homens representa uma nova violência. Então o objetivo do projeto é justamente garantir a integridade física e psicológica dessas mulheres”, defendeu Romero Rodrigues.
Outro projeto proposto por Romero, quer responsabilizar e punir os provedores de internet pela disseminação de imagens e vídeos falsos de pessoas nuas. Também fica proibida a venda e o uso de aplicativos e programas de inteligência artificial que criam os chamados deep nudes, ou seja a adulteração de fotos ou vídeos com ferramentas de IA.
“As mulheres são as principais vítimas desse tipo de fraude. Os danos vão muito além da violação da privacidade, sendo um ataque à dignidade da pessoa humana, com repercussões negativas à sua vida pessoal e profissional”, argumentou o deputado.
Blog do Alisson Nascimento





