Penitenciária Padrão de Cajazeiras – foto: TV Diário do Sertão
Nesta quinta-feira (25), foi deflagrada uma operação conjunta do Ministério Público da Paraíba, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária e Polícia Militar. Com o objetivo de combater crimes envolvendo agentes públicos e suspeita de fraudes no sistema prisional. Nesta ação um advogado foi preso e o diretor do Presídio de Cajazeiras está foragido.
Estão sendo realizados cinco Mandados de Busca e Apreensão, nas cidades de Cajazeiras/PB (3), São José de Piranhas/PB (2) e Marizópolis/PB (2).
As investigações preliminares da operação revelaram uma organização criminosa utilizando diversas artimanhas para liberar detentos, especialmente membros de facções criminosas, manipulando procedimentos legais e administrativos.
Entre as práticas fraudulentas estão as alegações de enfermidades sem embasamento ou com documentação falsa, visando a liberação temporária ou definitiva de presos, além de remissões fraudulentas de penas baseadas em atividades educacionais e laborais supostamente realizadas por apenados.
Blog do Alisson Nascimento





