Pesquisar

Paraíba é estado com maior número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS no Nordeste

A Paraíba lidera o ranking de cirurgias bariátricas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região Nordeste em 2024. Ao todo, foram 592 procedimentos de cirurgias bariátricas realizadas para o tratamento da obesidade grave. Os dados são do Tabwin e do Sistema de Informações Hospitalares do Datasus divulgados no mês de outubro.

Ainda de acordo com informações fornecidas pelo Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), até o último mês de julho, o SUS havia realizado 539 cirurgias bariátricas, superando os planos de saúde, que contabilizaram 443 procedimentos até agosto.

Onde realizar cirurgias bariátricas na Paraíba

As cirurgias bariátricas pelo SUS são realizadas em oito hospitais estaduais e um federal, localizadas nas seguintes cidades:

  • João Pessoa: Hospital Universitário, Hospital Santa Izabel, Hospital Frei Damião e Hospital do Servidor Público Estadual
  • Campina Grande: Hospital de Clínicas de Campina Grande
  • Monteiro: Hospital Santa Filomena de Monteiro
  • Sumé: Hospital Regional de Sumé
  • Sousa: Hospital Regional de Sousa

Cirurgias bariátricas na luta contra obesidade

O médico responsável pelas cirurgias bariátricas na Maternidade Frei Damião, João Sucupira, menciona a cirurgia bariátrica como uma ferramenta essencial para o controle da obesidade e suas comorbidades, como diabetes e hipertensão, e para transformar a vida dos pacientes.

“A cirurgia oferece uma nova chance para esses pacientes, melhorando sua qualidade de vida e abrindo portas no mercado de trabalho”, afirmou. Ele também reforçou a importância da prevenção contra a obesidade desde a infância, através de hábitos saudáveis para evitar que o problema se agrave no futuro.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Antônio Carlos Valezi, afirma que o estado da Paraíba é um exemplo para outras regiões do Brasil.

“Após a criação do programa Opera Paraíba, o Governo do Estado ampliou o acesso à população do tratamento cirúrgico da obesidade”, destaca Valezi. Segundo ele, tratar a obesidade significa reduzir os o volume de atendimentos de pacientes com diabetes tipo 2, hipertensão, cardiopatias, problemas nas articulações, problemas renais e outras condições que estão diretamente relacionadas à obesidade.

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...