A seca no Brasil diminuiu consideravelmente, registrando a menor área afetada e a condição mais branda do fenômeno desde dezembro de 2023, segundo a mais recente atualização do Monitor de Secas.
Em junho deste ano, a Paraíba e mais 13 estados observaram uma redução na severidade da seca, e a área impactada pelo fenômeno diminuiu nas regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul. Ainda assim, os dados mostram que, neste período, 44% do território nacional foi atingido.
O Monitor de Secas apontou que, entre maio e junho deste ano, Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe tiveram um abrandamento da seca.

Cenário Regional e Nacional
A Região Norte apresentou a condição mais branda, enquanto o Nordeste continuou sendo a mais afetada, com 33% de sua extensão em seca grave.
Apesar disso, todas as cinco regiões geopolíticas (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) registraram um abrandamento geral do fenômeno entre maio e junho.

De acordo com publicação da CNN Brasil publicação da CNN Brasil, o Monitor de Secas é uma iniciativa coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que atua como a “Instituição Central” do programa.





