No sítio Boa Fé, localizado na zona rural de Cachoeira dos Índios, Sertão da Paraíba, foram encontrados vestígios arqueológicos indígenas da tribo Tupi. Essa descoberta é a primeira evidência arqueológica do município e confirma a presença ancestral que curiosamente carrega o nome.
A responsabilidade pela catalogação e estudo do material é do professor e arqueólogo Juvandi Santos, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). De acordo com ele, os vestígios têm aproximadamente 600 a 800 anos e são de origem Tupi.
No entanto, o número exato de peças encontradas ainda não é conhecido, pois o projeto aguarda autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para realizar escavações e um trabalho minucioso no local.
Essa descoberta evidencia ainda mais a presença dos indígenas Tupi não apenas no litoral, mas também no Sertão da Paraíba. O professor Juvandi Santos levanta duas possíveis origens para esses indígenas no Sertão: uma é que eles possam ter vindo do litoral da Paraíba ou do Rio Grande do Norte, e a outra é que tenham vindo do sertão do Ceará, onde já foi confirmada a presença dos Tupi.
O achado foi possível devido a um projeto realizado com alunos de uma escola municipal.
Blog do Alisson Nascimento





