A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton (PSB), reagiu nesta quarta-feira (15) às declarações do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos), que indicou possível apoio da sigla à candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), ao Governo da Paraíba em 2026. Durante entrevista, Pollyanna evitou polemizar, mas reforçou que o Republicanos é um aliado estratégico da gestão do governador João Azevêdo (PSB).
“O Republicanos é um partido que consolida a gestão do governador João. Comanda a maior secretaria, que é a da Educação, tem presença em outras áreas e tem dado sustentação na Assembleia Legislativa. O presidente Adriano Galdino tem sido justo com o governador e feito entregas importantes”, destacou.
Em tom direto, a secretária lembrou que a palavra final no Republicanos pertence ao presidente nacional do partido, deputado Hugo Motta, e citou um ditado popular para comentar eventuais insatisfações internas: “Lá no sertão, a gente costuma dizer: os incomodados que se retirem”, disparou.
A fala de Pollyanna ocorre após Felipe Leitão afirmar que, se o Republicanos se unir a líderes como o presidente estadual do PSD na Paraíba, ex-deputado Pedro Cunha Lima, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) e o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSD), em torno do nome de Cícero, a eleição “poderá ter o caixão fechado” antes da hora.
Nos bastidores, a declaração foi interpretada como uma tentativa de reposicionamento do partido, que, até aqui, integra a base aliada do governo João Azevêdo. Leitão, ligado ao presidente da Assembleia, Adriano Galdino, indicou que o Republicanos pode apoiar um nome de fora da sigla — neste caso, o de Cícero Lucena.
A articulação acontece em meio ao afastamento político entre João Azevêdo e Cícero, que deixou o Progressistas (PP), se distanciou da gestão estadual e se aproxima de nomes da oposição, como o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB).





