O presidente da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste paraibano e prefeito de São João do Tigre, Márcio Leite, saiu em defesa do setor produtivo de leite de cabra na Paraíba, maior produtor nacional desse tipo de leite, e expressou insatisfação com a nova resolução publicada nesta terça-feira (21) pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A medida reajustou os valores pagos pelo litro de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), elevando o valor anterior de R$ 2,70 para R$ 3,33. Apesar do aumento, a Paraíba ficou com o menor valor por litro em comparação com estados como Pernambuco, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas, que receberam valores mais altos.
Márcio afirmou que estará oficiando, em nome da AMCAP, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. “Estou em contato com o gabinete do deputado Hugo Motta, para em Brasília, cobrarmos do ministério responsável uma nova adequação no valor do reajuste do litro de leite na Paraíba e também a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado, para que adote providências. A Paraíba, e o Cariri em especial, temos a maior concentração de produção no estado, o Programa do Leite tem transformado vidas ao garantir renda para os produtores e promover segurança alimentar para famílias carentes”, disse Márcio.