Pesquisar

Presidente Lula apresenta nova versão de Farmácia Popular em Recife com acréscimo de benefícios

Foto: Bruno Fontes

O programa lançou lista que disponibiliza 40 novos medicamentos gratuitamente

O presidente Lula (PT) apresentou nesta quarta-feira (7) uma nova versão da Farmácia Popular no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da capital pernambucana. O programa criado pelo petista desde 2004 oferece descontos e distribui medicamentos gratuitos para a população.

No relançamento foram divulgadas modificações e ampliações. Para quem recebe o Bolsa Família foi disponibilizada uma lista que contém 40 medicamentos que poderão ser retirados de forma gratuita. Além disso, para o público em geral, os remédios que fazem parte do programa foram divididos em duas categorias, uma parte possui a gratuidade e a outra contém um desconto de até 90% comparado aos preços das outras farmácias.

Em uma de suas falas o presidente comentou que muitas pessoas morrem por não ter acesso a medicamentos: “Quantas pessoas nesse país iam a um posto de saúde, eram atendidas pelo médico, pegavam uma receita, levavam para casa, colocavam embaixo do travesseiro e, muitas vezes, morriam com a receita em cima da mesa porque não tinham dinheiro para comprar um remédio. Isso não vai mais acontecer nesse país. As pessoas mais necessitadas, que ganham menos e que foram privadas de conhecimento e oportunidades na história desse país, vão ser tratadas como pessoas de primeira categoria, de primeira classe”.

O programa também retomará o credenciamento de novas farmácias, que estava paralisado há cerca de oito anos, com isso 811 cidades poderão solicitar a adesão do programa. Caso isso ocorra, dos 5.565 municípios do país, 5.207 poderá contar com novas farmácias populares.

Apesar das mudanças, algumas coisas não sofreram nenhuma alteração, como a entrega de 22 medicações que já eram distribuídas de graça para qualquer cidadão e que serviam para o controle de diabetes, hipertensão e asma, permanecem com a distribuição gratuita.
A ocasião também teve a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que baseou-se em uma pesquisa feita pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) para ressaltar a importância das farmácias populares para o país em seu discurso. “[…] Uma pesquisa feita pela UFBA mostrou que o programa contribuiu para redução de 13% nas hospitalizações por causa de diabetes, e 23% nas hospitalizações por causa de hipertensão”, disse.

Blog do Alisson Nascimento

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...