Pesquisar

PT anuncia pré-candidato em Campina Grande e define regras para capitais

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou recentemente seu pré-candidato à prefeitura de Campina Grande nas eleições de 2024, o professor Márcio Caniello. No entanto, uma reviravolta ocorreu nesta quinta-feira (31), quando a direção nacional do partido emitiu uma resolução que delineou as diretrizes para as eleições municipais de 2024, estabelecendo dois critérios cruciais para lançar candidaturas a prefeito nas capitais.

O presidente municipal do PT, Hermano Nepomuceno, afirmou que outros nomes serão apresentados. É importante mencionar que o PT faz parte do Fórum Pró-Campina, uma coalizão de partidos de esquerda. Dentro desse fórum, já foram apresentados outros pré-candidatos, como Inácio Falcão (PCdoB), Jhony Bezerra (PSB) e André Ribeiro (PDT).

As condições estabelecidas pela direção nacional do PT são as seguintes: a primeira exige que o partido tenha lideranças bem posicionadas em pesquisas. A segunda, mais rigorosa, requer que o candidato seja lançado em locais onde o partido tenha obtido vitórias ou votações significativas nos dois últimos pleitos. João Pessoa, não atende ao segundo requisito estabelecido, já que não conseguiu vitórias nem obteve votações expressivas nas eleições passadas.

Em 2016, com a candidatura do professor Charliton Machado, a chapa petista conquistou apenas 4,43% dos votos. Nas eleições de 2020, o deputado Anísio Maia desafiou a orientação da direção nacional e manteve sua candidatura a prefeito por força de determinação judicial, mas obteve apenas 1,49% dos votos. Mesmo o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), que contava com o apoio da direção nacional do PT, ficou em sexto lugar, com 10,68% dos votos.

Blog do Alisson Nascimento

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...