Quatro detentos sofreram lesões no rosto, cabeça e outras partes do corpo após o motim registrado no Presídio Regional Romero Nóbrega, de Patos, no Sertão da Paraíba. O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (10). A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) informou que está reforçando a segurança no local.
Seis apenados feridos foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional Janduhy Carneiro, no Complexo Regional de Patos. Dois presos que tiveram ferimentos leves foram atendidos e já receberam alta hospitalar.
As equipes de cirurgia geral e de ortopedia foram mobilizadas para atender os detentos:
- Um dos apenados teve traumatismo na cabeça e perda temporária de consciência, mas já está consciente e orientado.
- Outro preso sofreu trauma no rosto com ferimento no nariz e passou por exame de imagem para avaliação.
- Um terceiro ferido sofreu corte no rosto, no braço esquerdo, na lateral direita do abdômen e passou por exame de imagem e suturas (pontos).
- Um quarto detento foi ferido com munição não letal no rosto e teve fratura. Ele passou por cirurgia e remoção da munição.
Seap-PB
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) declarou, em nota, que houve um “tumulto entre presos de dois pavilhões durante o banho de sol no Presídio Regional de Patos Romero Nóbrega.” E que policiais penais, com auxílio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba, controlaram a situação. Os presos envolvidos já estão contidos no pátio da unidade prisional.”
“O secretário João Alves manteve contato com o diretor da unidade prisional, Wescley de Lira Mota, e com o coronel Douglas Ferreira, comandante da Polícia Militar na região, adotando todas as providências para conter e solucionar o incidente. A Seap-PB mantém a situação sob controle. Alguns presos ficaram feridos e já foram assistidos por equipes de saúde”, disse a Seap-PB.
Ainda segundo a Secretaria, “integrantes da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário (GESIPE), do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) e da Força Tática Penitenciária (FTPEN), unidades de Campina Grande, estão chegando a Patos para reforçar ainda mais a segurança.”





