Três queijos produzidos em Barra de São Miguel e São João do Cariri receberam destaque na quarta edição do Prêmio “Queijo Brasil 2023”, realizado em Santa Catarina. A Fazenda Coruja, comandada por Pedro Pedrosa em Barra de São Miguel, elaborou dois desses queijos, nomeados Coroa de Frade e Lua Nova. Esses queijos são feitos a partir do leite de cabra e homenageiam as características da região em que são produzidos.
Pedro Pedrosa explicou que a escolha pelo uso de cabras se baseia na adaptabilidade desses animais ao clima seco da região, proporcionando um leite ideal para a fabricação de queijos.
“Definimos que iríamos trabalhar com cabras, baseado nas características de nossa região, já que são animais que se adaptam muito bem ao clima seco e que produzem mais em um ambiente como esse. Então, a partir daí definimos a raça que iríamos trabalhar, de origem espanhola, totalmente adaptada ao nosso clima e que produz um leite riquíssimo para produção de queijo”, informou Pedro.
O terceiro queijo premiado foi o Macambira, produzido pelo Capril Encanto da Macambira em São João do Cariri, sob a liderança de Renato Brito. Ele destacou a satisfação e os desafios que acompanham o reconhecimento, enfatizando a importância da constante busca por qualidade e aprimoramento.
“Receber o reconhecimento é muito gratificante e, ao mesmo tempo, desafiador. Ele aumenta a nossa responsabilidade para manter sempre a mesma qualidade em nossos produtos, além de ser necessário buscar mais qualificações para que cada vez mais venham resultados positivos”, enfatizou Renato.
O Prêmio Queijo Brasil 2023 reconheceu 127 queijos com a medalha de ouro, 253 com a medalha de prata e 226 com a medalha de bronze, entre os quase 975 queijos avaliados de todo o país.
Blog do Alisson Nascimento




