Um sagui-de-tufo-branco, conhecido como miquinho, foi resgatado na última quinta-feira (17) em Damião após ser vítima de maus-tratos. O animal foi forçado a ingerir maconha e álcool por um jovem de 18 anos, que gravou e divulgou o ato nas redes sociais.
Agora, sob os cuidados da Polícia Ambiental em Cabedelo, o sagui está passando por exames para avaliar possíveis danos no fígado e nos rins, de acordo com o veterinário Genilson Ferreira. A ingestão de álcool pode causar dependência em animais, assim como em humanos.
O responsável foi preso em flagrante e responderá por crime ambiental.
Relembre o caso
Um jovem de 18 anos de idade foi preso hoje (17) na cidade de Damião, no Curimataú Paraibano, por maus-tratos a um animal. O suspeito postou um vídeo em suas redes sociais oferecendo maconha e bebidas alcoólicas a um sagui, afirmando não ter medo das autoridades e insinuando que poderia matar e comer o primata.
Nas imagens, o sagui aparece visivelmente alterado, ouvindo reggae, fumando maconha e bebendo na “companhia” do acusado.
O delegado Décio de Souza, deu voz de prisão e autuou o elemento em flagrante delito, nas penas previstas no Artigo 32 da lei nº 9.605, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, tornando-se assim, crime inafiançável na esfera policial.
O autor do fato foi conduzido à 13ª Delegacia Seccional de Picuí, onde aguarda audiência de custódia. O delegado Décio De Souza classificou situação como uma “monstruosidade”, acrescentando que nenhuma denúncia que chegasse ao seu conhecimento deixaria de ser apurada e que a Polícia Civil estava vigilante diuturnamente para coibir tais práticas criminosas. O caso gerou indignação e reacendeu o debate sobre a proteção dos direitos dos animais.