O imunizante será aplicado em dose dupla em 25 mil profissionais de saúde que têm contato direto com o vírus.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou que o Ministério da Saúde importasse a vacina e o antiviral contra a varíola dos macacos. A autorização do órgão ocorreu nesta quinta-feira (25). De acordo com o MS, a princípio, o imunizante será destinado apenas a profissionais da área da saúde.
O MS informou que foi solicitado o envio de 50 mil doses da vacina, adquiridas pelo fundo rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O imunizante será aplicado em dose dupla em 25 mil profissionais de saúde que têm contato direto com o vírus. Não há previsão de vacinação da população geral
A Anvisa também aprovou a importação do tecovirimat, antiviral indicado para tratamento de doenças causadas por ortopoxvírus (como o da monkeypox) em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg.
O Ministério da Saúde notificou que o país tem 4.216 casos confirmados de varíola dos macacos, dados da última quinta-feira (25). O estado com maior número de registros é São Paulo, com 2.640 pacientes.
Blog do Alisson Nascimento





