Pesquisar

Sete cidades da Paraíba podem sofrer redução no número de vereadores, após números do Censo serem divulgados

Cerca de sete municípios do estado da Paraíba, devem sofrer uma redução no número de seus vereadores a partir do ano que vem, isto se deve a determinação da Constituição Federal sobre a distribuição de parlamentares pela população que habita na cidade. A mudança só irá ocorrer caso as câmaras municipais sigam o que é orientado.

A Constituição estabelece que municípios com até 15 mil habitantes devem ter no máximo nove vereadores. Caso essa regra seja seguida, duas cidades do Cariri, Taperoá e Soledade, além de Barra de Santa Rosa, Coremas, Santa Luzia, Teixeira e Uiraúna terão menos dois vereadores.

Isso ocorre porque o Censo 2022 divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as cidades mencionadas têm menos de 15 mil habitantes. Para que continuassem com 11 vereadores, a população municipal deveria ser superior a 15 mil, o que não é o caso.

Os números da população das cidades mencionadas são os seguintes:

  • Barra de Santa Rosa: 12.904 pessoas – atualmente tem 11 vereadores.
  • Coremas: 14.683 pessoas – atualmente tem 11 vereadores.
  • Santa Luzia: 14.683 pessoas – atualmente tem 11 vereadores.
  • Soledade: 13.968 pessoas – atualmente tem 11 vereadores.
  • Teixeira: 14.631 pessoas – atualmente tem 11 vereadores.
  • Taperoá: 14.068 pessoas – atualmente tem 11 vereadores.
  • Uiraúna: 14.930 pessoas – atualmente tem 11 vereadores.

Para que a regra estabelecida pela Constituição seja aplicada nas eleições do próximo ano, é necessário que os próprios vereadores aprovem uma alteração na lei orgânica de cada município. Essa mudança deverá ser realizada até a data final das convenções partidárias, a qual será definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no calendário eleitoral.

Blog do Alisson Nascimento

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...