Pesquisar

STF: Flávio Dino proíbe Justiça de bloquear recursos da Codata, na Paraíba

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos de bloqueios, penhoras, sequestros e arresto de bens e valores da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata) e determinou que a cobrança judicial de dívidas da empresa se dê por meio de precatórios.

A decisão liminar foi concedida em um recurso apresentado pelo Governo da Paraíba e será levada a referendo do Plenário na sessão virtual de 4 a 11/4.

Segundo o ministro, a Codata é uma empresa estatal (sociedade de economia mista) que presta serviços públicos essenciais de tecnologia da informação, é controlada pelo Estado da Paraíba (que detém 99,90% de suas ações), exerce atividade em ambiente não concorrencial e sem finalidade lucrativa.

A empresa depende de subvenções públicas para custear suas atividades, e essas verbas seguem programações de gastos definidas na legislação orçamentária. Por esse motivo, o bloqueio de suas contas caracteriza intervenção indevida do Poder Judiciário na alocação dos recursos públicos definida pelo Executivo.

BLOG DO ALISSON NASCIMENTO

Com Blog do Wallinson Bezerra

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...