Na noite da última quinta-feira, 3 de julho, o tradicional Forró do Bandeirão foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Caraúbas, no Cariri paraibano. A conquista histórica foi possível graças a um projeto de lei apresentado pelo vereador Chico de Caraúbas e sancionado pelo prefeito Nerivan (Gari), ao lado do vice-prefeito Tomás e demais autoridades municipais.
Com 19 anos de história, o evento é um símbolo de resistência e tradição cultural. Durante oito anos, o Forró do Bandeirão enfrentou perseguições políticas que obrigaram sua realização na zona rural, afastando-o do seu público original. Agora, com o apoio da atual gestão, a festa retorna ao seu local de origem, a Avenida Cônego Bandeira, no centro da cidade, onde sempre foi referência cultural na região.

Idealizado e mantido por Odair, morador da cidade, com o apoio de amigos e da comunidade, o evento faz parte da programação oficial das festividades de São Pedro no município e se consolida como um dos maiores símbolos culturais do Cariri paraibano.
O reconhecimento como patrimônio cultural reforça a importância do Forró do Bandeirão não apenas para Caraúbas, mas para toda a região, garantindo a preservação e valorização de suas raízes culturais.
Blog do Alisson Nascimento