A primeira indígena a assumir um cargo de ministra no governo federal, Sônia Guajajara, disse na última sexta-feira (27), que 14 processos de demarcação de terras indígenas estão prontos para homologação pelo governo federal. O estado da Paraíba está entre os oito estados que possuem terras indígenas prontas para o reconhecimento definitivo.
A ministra revelou ainda que já têm a portaria declaratória, e que agora, só aguardam a assinatura do presidente Lula. Durante a transição de governo, que ocorreu no final do ano passado, já havia sido incluído 13 áreas para demarcação, nos relatórios do grupo de trabalho temático sobre questões indígenas.
Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, os processos de demarcação de terras indígenas haviam cessado. Após assumir o governo no início deste ano, o presidente Lula retomou as demarcações. O processo foi um compromisso estabelecido durante a campanha eleitoral do petista.
Além do estado da Paraíba, os estados do Ceará, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas e Mato Grosso também terão áreas demarcadas.
Blog do Alisson Nascimento




