Nesta quarta-feira (1°), onze deputados estaduais assumiram o cargo pela primeira vez na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A cerimônia de posse ocorreu na manhã desta quarta.
Os deputados de primeiro mandato são: Chico Mendes (PSB); Danielle do Vale (Republicanos); Dr. Eduardo Brito (Solidariedade); Dr. Romualdo (PSB); Fábio Ramalho (PSDB); George Morais (União Brasil); Gilbertinho (União Brasil); João Paulo (PP); Michel Henrique (Republicanos); Sargento Neto (PL); e Tanilson Soares (PSB).
Chico Mendes
Natural de Cajazeiras, Francisco Mendes Campos, mais conhecido como Chico Mendes, é filiado ao PSB. Em 2020, foi eleito prefeito do município de São José de Piranhas, localizado no Sertão do Estado. Chico Mendes afirmou que tem como bandeira de luta a pauta municipalista, a das águas, sobretudo com a boa aplicação de verbas nos recursos hídricos pelos governos federal e estadual, juntamente com a pauta da educação.
Danielle do Vale
Natural do Vale do Mamanguape, Danielle do Nascimento Rodrigues Pessoa, ou somente Danielle do Vale, é filiada ao Republicanos. Ela já atuou como servidora pública da Secretaria Estadual de Educação e como secretária parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba. Além disso, exerceu interinamente as pastas de Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Ação Social. Danielle do Vale disse que irá trabalhar com muita dedicação e afinco no propósito de ver o desenvolvimento da Paraíba e que vai levantar a bandeira de luta pela mulher em suas diversas atividades.
Dr. Eduardo Brito
Eduardo Carneiro de Brito, conhecido por Dr. Eduardo Brito, também é natural de Mamanguape e sua carreira política começou como vereador na cidade. O médico é filiado ao Partido Solidariedade. Em 2009, foi eleito prefeito de Mamanguape, sendo reeleito em 2013.
Dr. Romualdo
Filiado ao PSB, Romualdo Antonio Quirino de Sousa, mais conhecido por Dr. Romualdo é natural de João Pessoa. Em 2020, foi eleito prefeito do Congo. Em 2021, recebeu o Prêmio de Cobertura Vacinal contra a COVID-19, do Governo da Paraíba, pelo seu trabalho na prefeitura da cidade de Congo, frente a pandemia do Covid-19.
Fábio Ramalho
Fábio Ramalho da Silva é natural de São Roque, interior do Estado de São Paulo. Filiado ao PSDB, ele é conhecido no meio político por Fábio Ramalho. O paulista ingressou na carreira política como vereador, sendo eleito duas vezes em Lagoa Seca. Posteriormente foi eleito prefeito da cidade, também duas vezes. Deixou a prefeitura em março do ano passado com uma aprovação histórica de 94,2%. Fábio Ramalho carrega o título de gestor mais bem avaliado do estado da Paraíba.
George Morais
Filiado ao partido União Brasil, George Ventura Morais, ou somente George Morais, é natural de João Pessoa. Ele já exerceu o cargo de diretor-presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS) e de secretário de mobilidade urbana de Cabedelo e de João Pessoa. George Morais afirmou que irá trabalhar pela mobilidade urbana, mobilidade energética, segurança hídrica e educação.
Gilbertinho
Gilberto Tolentino Leite Junior, conhecido por Gilbertinho, é filiado ao partido União. Ele foi vereador e prefeito em Lagoa, na região de Pombal. Exerceu também o mandato de vice-prefeito na cidade. Gilbertinho alegou que chegar à Assembleia é a consolidação de um sonho em sua vida política e disse que buscará recursos, como saúde, educação e desenvolvimento, para municípios pequenos.
João Paulo
João Paulo Barbosa Leal, conhecido no meio político somente por João Paulo, é natural de Campina Grande e filiado ao PP. Ele já foi prefeito de Boqueirão entre 2013 e 2020.
Michel Henrique
Natural de João Pessoa, Michel Silvestre Henrique, ou somente Michel Henrique, é filiado ao partido Republicanos. Ele foi presidente estadual do Partido PROS e decidiu dar continuidade ao legado do pai, João Henrique de Souza, que também atuou na ALPB.
Sargento Neto (PL)
Filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, João Gomes de Souza Neto é natural de Campina Grande. Ele é conhecido no meio político por Sargento Neto. Entre os anos de 2016 e 2020, foi eleito duas vezes vereador em Campina Grande. No biênio 2023-2024, foi presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, mas renunciou antes do fim do mandato, após se eleger deputado estadual.
Tanilson Soares
Tanilson Tarso Nóbrega Soares é natural de João Pessoa e filiado ao Partido Socialistas Brasileiro. Conhecido como Tanilson Soares, foi eleito vereador de João Pessoa pela primeira vez em 2016, sendo o terceiro mais votado na época. Em 2020, foi reeleito pelo Avante, sendo o mais votado do pleito.
Blog do Alisson Nascimento





