O senador Marcos do Val (Podemos-ES), pretende solicitar à Procuradoria-Geral da República (PGR) o afastamento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) da relatoria dos inquéritos que apuram atos antidemocráticos.
Após relatar uma suposta trama contra Moraes, organizada pelo ex-deputado Daniel Silveira e o ex-presidente Jair Bolsonaro, Do Val alega que o ministro deve ser afastado, devido a presença dele no depoimento que foi exposto nesta última quinta-feira (2). “Como ele vai entrar nos autos, ele não pode ser o relator”, afirmou Marcos do Val.
Do Val critica a posição do ministro ao não recomendar a formalização das denúncias na época do relato feito pelo senador. Entretanto, na última sexta-feira (3), Moraes disse que recomendou que Do Val formalizasse o pedido e afirma que perguntou ao senador se ele “reafirmaria isso e se colocaria no papel”, mas Do Val recusou dizendo que “isso era uma questão de inteligência e que infelizmente não poderia confirmar”.
Por outro lado, o senador afirma que tem “como provar que ao comunicar o ministro Moraes sobre o que estava acontecendo, por escrito e testemunhamento, via WPP, em nenhum momento recebi orientações do ministro para fazer formalização”.
No final da tarde desta sexta-feira (3), Alexandre de Moraes determinou que o senador seja investigado em uma apuração independente daquela aberta para examinar as responsabilidades pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
Blog do Alisson Nascimento





