Neste sábado (11), o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles criticou as declarações recentes dadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o Banco Central (BC). Meirelles afirmou ainda que o embate criado pelo petista provoca incertezas ao cenário econômico e mencionou que Lula está em uma espécie de ‘volta ao passado’.
“O Lula está numa fase diferente. Ele foi presidente duas vezes, depois teve o governo Dilma, que ele acha que foi injustiçado pelo mercado, pelas empresas. Teve uma vida pessoal difícil nesse período. O Lula acha que está num período de fazer aquilo que ele acreditava no passado. É importante mencionar que ele foi candidato em 1989, 1994 e 1998, defendendo linhas desse tipo”, comentou o ex-ministro.
“O Lula fez uma mudança em 2002, quando lançou a Carta aos Brasileiros, no primeiro mandato. Mas está um pouco numa volta ao passado”, continuou o Meirelles.
Lembrando que nesta última semana, o presidente Lula fez críticas ao valor estipulado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano neste mês. Esses posicionamentos geraram um clima mais difícil para o petista e o presidente do BC, Campos Neto.
Ainda durante esta última semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a autonomia do Banco Central. O alagoano disse que “o Banco Central independente é uma marca mundial”. Além de Lira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também saiu em defesa da autonomia do Banco Central. Pacheco definiu a autonomia da instituição como um “avanço”.
Blog do Alisson Nascimento





