No final da tarde da última sexta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve ao lado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em encontro realizado na Casa Branca, residência oficial do governo norte-americano, em Washington.
Ao ser questionado, Lula disse que acredita que os Estados Unidos vão participar do Fundo Amazônia. Atualmente o fundo conta com financiamento da Alemanha e da Noruega para preservação da Amazônia.
“Não só acho que vão, como é necessário que participem, porque veja: o Brasil não quer transformar a Amazônia em um santuário da humanidade, mas também o Brasil não quer abrir mão de que a Amazônia é um território do qual o Brasil é soberano” completou o presidente do Brasil.
Lula disse ainda que não chegou a conversar com Biden sobre o Fundo Amazônia. Mas afirmou que discutiu a necessidade de países ricos financiarem ações em prol da preservação do meio ambiente em países em desenvolvimento.
“Não discuti especificamente o Fundo Amazônia. Eu discuti a necessidade dos países ricos assumirem a responsabilidade de financiar todos os países que têm florestas. Só na América do Sul, além do Brasil, temos Equador, temos a Colômbia, temos Peru, temos Venezuela, temos as Guianas, temos vários países que temos que cuidar”, disse Lula.
O presidente brasileiro falou da necessidade de preservar a Amazônia e propôs a construção de uma aliança contra o aquecimento global.
Blog do Alisson Nascimento





