Pesquisar

Por Airton Silva para os anais da história de Barra: O início da Tradicional Festa de São Miguel 2021, 10 anos de Paróquia

Iniciou-se, nessa segunda-feira, 20 de setembro de 2021, a tradicional Festa de São Miguel Arcanjo em Barra de São Miguel – PB. O começo do evento ocorreu ao nascer do dia, às 05:00, com a salva de fogos, repique de sinos e a alvorada com a Filarmônica Musical São Miguel.

Pela noite, às 19:00 horas, a concentração com os motoristas e condutores na chamada “Barra Velha” aguardava a imagem peregrina de São Miguel, recém-chegada da Comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Floresta. Prontamente, as equipes de acolhida e comissão organizadora dos movimentos e pastorais conduziram os motoristas na logística da carreata ao longo do percurso e dos trajetos pelas ruas da cidade.

A Guarda Municipal de Barra de São Miguel prestou grande auxílio frente à grandiosa procissão. Logo após o carro com a imagem peregrina, havia o “paredão de som do Adriano e Alberto Diniz” com as músicas tradicionais de setembro, orações e a narração inconfundível do locutor Alisson Nascimento.

De forma muito ordenada, e com uma bela organização, as motocicletas e os veículos percorriam as ruas ao passo em que os fogos de artifício e buzinas empolgavam a noite com cânticos, bandeirinhas, aplausos e gritos de Viva! Em cada rua, nas calçadas, nos becos, nas esquinas, nos estabelecimentos, nas casas… As famílias acompanhavam, saudosas, a grande carreata que se passava diante de seus olhos. Impossível não se emocionar nessa linda festa, a festa do povo cistão, o povo de Deus!

A Filarmônica São Miguel aguardava, na formação em frente ao Palácio Municipal Cacildo Guedes, o momento exato para imergir na procissão. Chegando na igreja, os padres rezavam-se no ato de ungir com Água Benta todos os motoristas de motocicletas, carros, ambulâncias, máquinas pesadas e demais veículos que compunham essa grande carreata.

Com o chamamento cordial do Secretário Clemilton Truta, houve o momento cívico do hasteamento das seis bandeiras. Representando o Poder Político, respectivamente, hastearam: a bandeira do Brasil – o Prefeito de Barra de São Miguel João Batista Truta; a bandeira da Paraíba – a Secretária Joseilda Cardoso; e a bandeira do município, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Toinho de Andrade. Represetando o Poder Religioso, hastearam, respectivamente: a bandeira da Santa Sede do Estado do Vaticano – o Padre Alessandro Magno; a bandeira da Diocese de Campina Grande –  o Diácono Tadeu Laurentino; e a bandeira da Paróquia de São Miguel Arcanjo – o pároco Pe. Jefferson Barbosa.

A noite de segunda-feira, sob um luar encantador, ficou ainda mais encantadora com a Celebração Eucarística Campal presidida pelo Padre Alessandro Magno A. de Macedo – da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Diocese de Garanhuns – PE. Frente e laterais da Igreja Matriz e Praça Pública ficaram pequenas ante a grande quantidade de fiéis acompanhando este momento único na história dessa cidade.

A animação da Santa Missa ficou por conta do “Coral Trindade”. Os noiteiros da primeira noite foram: os motoristas, motociclistas, maquinistas, ciclistas, Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Floresta) e as ruas: João Pinto da Silva, Cândido Casteliano e Augusto Correia. Havia equipes de testagem aferindo temperatura e distribunido álcool em gel nas mãos dos fiéis.

A tenda lateral com a lojinha paroquial estava repleta de artigos religiosos, com grande diversidade de itens, com as equipes das pastorais. A organização da quermesse ficou por conta do Terço das Mulheres. A Pastoral da Comunicação (PASCOM) realizou a cobertura completa das transmissões, gravações e registros de vídeo e fotográficos por meio dos instrumentos das redes sociais oficiais da Paróquia. A Filarmônica São Miguel culminou a noite tocando seus dobrados e dirigindo-se à Sede de Música.

Uma noite linda, saudosa, de grandes homenagens, sem sombra de dúvidas, uma das mais organizadas, com recorde de público, abriu com chave de ouro a semana do Novenário de São Miguel Arcanjo, padoreiro protetor de Barra de São Miguel!

QUEM COMO DEUS?

Por: Airton Silva

COMPARTILHE NOSSAS NOTÍCIAS

Facebook
WhatsApp
Telegram

Outras notícias...